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Nossas palavras têm poder?

Eu não sou o primeiro escritor de blog a explanar esse tema. Dentro da mídia hoje, nós encontramos varias formulas da fé que arrebanham milhões no Brasil. As igrejas neopentecostais que surgiram por aqui na década de 80 são famosas por usarem frases do tipo: "Profetize a sua vitória". Mas, entre nós: isso é bíblico?
De fato, não encontramos esse movimento só em igrejas  neopentecostais. Encontramos o uso de práticas da confissão positiva em igrejas pentecostais e que combatem a teologia da prosperidade como a Assembléia de Deus. Pregadores usam esses bordões a torta e a direita nas pregações ditas "fervorosas". Geralmente a coisa acontece assim:
O pastor está realizando a pregação. Num dado momento ele fala com muita firmeza ao microfone:
-Levanta a mão igreja! EU quero profetizar!
Todos levantam a mão, ansiosos e confiantes de que o que se seguirá é um ritual bíblico, saudável e que traz "vitória":
-Deus vai abrir as portas na sua vida!!!!
O que se segue logo em seguida são "glórias a Deus" vindos de toda a igreja. O pregador (de varal...) aproveita-se do burburio e complementa:
-Receeeeeebaaaaa irmão! Receba, receba, receeeeba!!!!
Ao ouvir e ver esse tipo de cena, imagino que o tal pregador leva jeito para dono de banco. Parece gerente de banco gritando com o caixa no horário de meio-dia (Risos).
Se formos sinceros, antes de consultarmos a Bíblia veremos que esse tipo de "profecia" não tem nenhuma ligação com a verdadeira profecia.
Ora, qual é a suma disso tudo? Veja:
1) Quem defende esse tipo de fala, defende que as palavras humanas tem poder. Diga-me onde está isso na Bíblia? Alguns se valem do texto de Tiago 3.1-10. Ora, esse texto não diz que as palavras liberadas por nós tem poder para liberar bençãos, aberturas de portas, curas ou qualquer outra coisa! Leia com atenção o que diz Tiago: "Da mesma boca procede benção e maldição. Meus irmãos não convém que isso se faça assim" (3.10). Aqui, Tiago afirma que podemos desejar o bem ou o mal a alguém. Agora, onde está escrito que a benção que falamos através da boca se cumpre sem aprovação divina?
Isso é se assemelhar com pessoas que creem em rituais de trevas. Macumbeiros, umbandas entre outros, defendem que se rogarmos praga a alguém ela pode "pegar". Essa é a base do Cristianismo?
Ao contrário do que pregam, Tiago, no capítulo três, enfatiza a pureza no falar. Aliás, no primeiro versículo ele faz um verdadeiro alerta a quem prega heresias: "Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo"...
2) Jesus não ensinou nenhuma formula de fé. Os pregadores de tais atrocidades juntam o texto de Tiago ao texto de João que diz: "...Se estiveres em mim e eu estiver em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito" (João 15.7). O primeiro equívoco em usar essa passagem para justificar que as palavras do crente tem poder para realizar o sobrenatural e que Jesus não usa o termo "determinar" ou "declarar com fé". Cristo disse "pedirdes" e,de fato, Jesus nos ensinou a pedir e suplicar nunca decretar (Mt 6.10; 7.7-11). O segundo grande erro é que Cristo disse "se eu estiver em vós" e antes Ele ainda falou "se vós estiveres em mim". Ora, isso significa que a condição de recebermos o que pedimos é a vontade de Cristo em aprová-lo! A expressão "se eu estiver em vós" pode ser "traduzida" por "se eu concordar convosco". Tal versículo pode ser entendido da seguinte forma: "Se vocês estiverem dentro da minha vontade e eu concordar com seus pedidos, poderão pedir e eu os farei". Os que dizem que devemos determinar ensinam esse versículo da seguinte forma: "Se vocês estiverem na minha vontade, poderão pedir qualquer coisa e receberão". Entende o drama?
Com muita intrepidez, tais pregadores dizem que Jesus ensinou a determinar quando disse: "... tende fé em Deus, porque em verdade vos digo que disser a esse monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser será feito" (Mc 11.22,23). Novamente percebemos o equívoco. Jesus disse "tende fé em Deus". O que isso significa?
Ora, ter fé em Deus é, crer nele, esperar por suas promessas e por sua providência (Hb 11.1, Mt 6.25-34). Logo, o fato de Cristo ter dito tende fé em Deus, significa que temos de esperar pela sua Soberania. E o que significa dizer "não duvidando em seu coração"? Não podemos duvidar da providência de Deus nas nossas vidas ( Tg 1.5-8)!
3) Deus não é refém de nossas palavras. Qual a outra suma desse ensino? Simplesmente que Deus tem obrigação de cumprir a sua palavra e os seus desejos. O que a Bíblia diz? Diz que Deus é soberano e acima de todos (Is 42.8), que os caminhos e pensamentos dEle são maiores que os nossos (Is 55.9). A Bíblia diz ainda que o homem não sabe nem o dia de amanhã e que deve se submeter ao querer do Senhor (Tg 4.13-16).
Pense bem, meu irmão: se Deus obedecesse a cada uma das nossas palavras, o mundo já teria sido extinto! E mais, se assim fosse, nós não teríamos um Deus e sim, um fantoche! 

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